sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Resenha

Coração de Tinta 

Título: Coração de Tinta
Autor: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

 Mortimer (Mo) um encadernador de livros (ou como ele chama sua profissão, um "médico de livros"), mora com a filha Maggie, de 12 anos. Mo tem um dom (ou talvez uma maldição) fantástico: quando lê um livro em voz alta, é capaz de trazer ao nosso mundo seus personagens e objetos; porém, em compensasão, pessoas e coisas do nosso mundo vão para dentro do livro.
Nove anos atrás, lendo em voz alta para a esposa (Teresa), quando Mo ainda desconhecia de seus dons, três homens apareceram de repente em sua biblioteca, e Teresa havia desaparecido. Os três homens eram personagens do livro Coração de Tinta: Dedo Empoeirado, um malabarista de fogo'Capricórnio, o grande vilão da história e Basta, seu fiel capanga.
Pelos nove anos que se passaram, Mo fugiu desses três personagens, com medo do que eles poderiam fazer com ele e sua filha, por conta de seu dom maravilhoso. O que mais ele seria capaz de trazer? Ouro, jóias, armas? Capricórnio está louco para botar suas mão no "Língua Encantada".
Em uma terrível noite, Dedo Empoeirado bate na porta de Mo, e ele sabe que Capricórnio os encontrou. É hora de fugir novamente.
E isso é só o início do livro.
Ao contrário do que muitos falam, eu não achei Coração de Tinta grande demais, ou repetitivo demais. É grosso? É. Muito grosso? Muito. Mais como diz Maggie "livros tem que ser grandes, pois o mundo inteiro está dentro deles". (ou, nesse caso, dois mundos)
A narrativa é completamente envolvente, doce e saborosa. Não é um livro para ser lido rapidamente, pelo contrário: dá até para fazer algumas leituras paralelas em seu decorrer. (o que eu não recomendo, pois a história é muito detalhada, e você acaba confundindo tudo) Como diz Cornelia "as palavras tem que ser saboreadas".  
Do início ao fim, você nunca sabe o que vai acontecer. Deixa um gosto de suspense no ar... É tudo inusitado, novo; até pelo fato, acho eu, de ser um liuvro que se trata de dois mundos: o dos livros e o real. 
Uma coisa que eu amei no livro foi o envolvimento dos personagens com o mundo literário; Elinor, Mo e Maggie são completamente fissurados por livros. As personalidades são super bem construídas, e até os personagens secundários ficam extremamente interessantes (principalmente a Elinor, o Darius e o Basta, na minha opinião). A única personagem que me irritou foi a Maggie; eu não acho que ela pareça ter 12 anos, sendo tratada na maior parte do tempo como uma criancinha, e agindo como uma criancinha. Ela não toma decisões, é muito deslumbrada com tudo, e não se importa com muita coisa.
Cornelia tem o costume de abrir todo capítulo com uma citação (o que parece estar virando moda agora), mas o interessante é que muitas vezes os livros de onde tem o trecho são citados na história, e vários entraram para a minha lista! Prestem muita atenção nesses trechinhos de abertura, pois eles dão uma ótima dica do que está por vier.
Coração de Tinta é realmente uma obra prima, que fala sobre o amor pelos livros e a ganância das pessoas.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário