domingo, 19 de janeiro de 2014

Resenha

O Projeto Rosie

Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.


 A primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa. O título, na minha opinião, foi bem fraquinho e não me chamou a mínima atenção. Mas a capa... Quando eu olhei pra ela, eu pensei: por que tem uma lagosta junto com um microscópio e uma bicicleta na capa desse livro? Não, sério, por que tem uma lagosta aí?
E eu resolvi ler O Projeto Rosie para descobrir o Mistério da Lagosta. (momento estranho)
Don é facilmente comparável ao Sheldon, de The Big Bang Theory (mas sem as partes dos bonequinhos de Star Trek e coisas assim!). O típico nerd, geek ao extremo, com um vocabulário diferente e manias completamente estranhas! Ele é todo certinho, e explica tudo (inclusive suas próprias emoções) com a lógica da genética, evolução e estatística.
"Não existe motivo nem social nem genético para eu me sentir atraído por você. A conclusão lógica é que eu só posso estar apaixonado por você."
Já Rosie é a mais malandra. De certa forma, ela me lembro a Santana de Glee; só que mais sensível e inteligente. Ela não tem nada a ver com Don: fuma, é vegetariana, feminista ao extremo trabalha em um bar... Ninguém seria mais inadequado para Don! 
Porém, o foco do livro não é o romace. Se você está procurando uma coisa água com açúcar, bem chick-lit, não recomendo o projeto Rosie. O foco está totalmente na perspectiva diferente de Don  de ver o mundo (provavelmente ele é portador da síndrome de Asperger, mas Graeme Simsion não deixa isso totalmente explícito no livro), e como ele se transforma ao conhecer Rosie. No início do livro ele não tinha a menor noção de como se comportar em sociedade, mas com o decorrer da narrativa você consegue ver desde sutis a grandes mudanças em Don.
Pelo personagem principal ser um cientísta (meio doido e) excepcionalmente inteligente, existem vários diálogos envolvendo genética e outras coisas relacionadas a medicina, o que deixou o livro meio cansativo. Claro, isso faz parte do dia a dia de Don; claro, tem que ter alguma coisa sobre isso no livro. para explorar o cotidiano do personagem. Mas precisava ser tanto? Desanima muito!
A história dos personagens também não foi bem explorada, o que eu achei muito ruim. Sendo Rosie (a) órfã e (b) enteada de Phil, a história dela devia ser muito bem contada! O passado de Don devia ser explicado pois, apesar de algumas passagens falarem dele na escola e sobre sua família, nada foi explicado, como eu acho que deveria. 
Além disso, identifiquei alguns pequenos erros de revisão no livro, mas nada que atrapalhasse a leitura, fiquem tranquilos!
Acho muito importante comentar sobre uma coisa que ouvi muita gente falar sobre O Projeto Rosie: a "frieza" de Don. Eu não me incomodei com isso, pois, ao que tudo indica, ele tem Asperger. E essa dificuldade de expressar emoções faz parte da síndrome. 
Se tem uma palavra que eu usaria para descrever O Projeto Rosie seria excêntrico. Apesar do fim previsível, eu nunca tinha lido um livro assim! A ideia de Graeme foi muito boa e original; que venham mais livros como esse!



Um comentário:

  1. Oioi Le! Tudo bom? :)
    Fiquei mega curiosa pelo livro pela capa, também! Mas na verdade foi mais por querer saber como todas essas imagens se conectam, e como um personagem poderia ser tão excêntrico (e pela sua resenha: excêntrico quanto o livro)!
    O único problema é que fiquei meio pé-atrás, já que muitos comentavam coisas desagradáveis sobre o protagonista... thank god sua resenha suuuuper me animou! ;)
    Beijão! :D <3

    ResponderExcluir