quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Resenha

O Caçador de Pipas

Título: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.
                                       

O Caçador De Pipas



Já faziam quase 6 meses que esse livro estava guardado na minha estante. A capa e a sinopse não me anivam muito, e pelo fato da história se passar durante a guerra eu tinha medo que se concentrasse na guerra, e não falasse muito sobre a cultura, a vida dos meninos e etc. Minha expectativa era que eu desse no máximo duas estrelinhas para o livro.
Fico feliz de falar que eu me enganei.
O Caçador de Pipas é uma história linda, comovente e emocionante. Khaled escreve muito bem, de um jeito único; e seus personagens são muito bem construídos, eles parecem quase humanos! As situações criadas e a história de vida de cada um faz o livro parecer quase real!
Na minha opinião, o fato de Amir ser egoísta e covarde foi uma jogada de mestre do autor. Eu, pelo menos, já estou cansada dos protagonistas perfeitinhos e amáveis; a personalidade de "ruim" do protagonista deu a origem a história. Muitas pessoas passam a odiar o livro por causa de Amir não ser exatamente uma boa pessoa (mas, afinal, quem é? Só o Hassan mesmo =P ), mas se ele fosse perfeito não teria história para contar.
A cultura do Afeganistão também é muito bem explorada, e acho que isso dá uma riqueza a mais no livro, pelo fato de ela ser tão diferente da nossa. Outra coisa interessante são as palavras em farsi, a língua falada no Afeganistão, que faz tudo parecer ainda mais verdadeiro.
Um dos poucos pontos ruins no livro são algumas partes confusas, devido aos flashbacks de Amir. Por mais que eles ajudem a entender a história e tenham relação com o que está acontecendo no momento, eles desorientam um pouco o leitor.
A única coisa que realmente me decepcionou foi o final. Parece que ficou faltando alguma coisa na história! (claro que faltou, ainda tem muito tempo pela frente na vida de Amir) Mas a frase final foi simplesmente perfeita!
Com certeza eu recomendo O Caçador de Pipas. Devo avisar que eu não chorei na história, apesar da tristeza e beleza; mas isso não diminuiu o quanto gostei do livro.
Agora estou com vontade de ler A Cidade do Sol, mas quem disse que eu tenho dinheiro?





5 comentários:

  1. Que pena que o final foi um pouco decepcionante, pois a história de "O Caçador de Pipas" me parece ser bem profunda e interessante. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas ele está na minha lista de desejados desde quando todo mundo não parava de falar dele. Enfim, gostei da resenha e a dica está anotada! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai gostar, Jéssica! Apesar do final, ler O Caçador de Pipas valeu a pena! Beijo =*

      Excluir
  2. Eu amo esse livro! Na época que foi lançado, fiquei meio com preconceito por causa da coisa do "bestseller", mas como um amigo confiável indicou, eu li.

    Adorei isso que você escreveu: "a personalidade de "ruim" do protagonista deu a origem a história.".

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li este livro, mas estou finalizando um outro livro deste autor "O silêncios das Montanhas", estou adorando a história é ótima, forte e emocionante.
    Pelo que você fala a resenha os estilo é bem parecido.
    Te aconselho a ler "O silêncios das Montanhas", acho que vai gostar!
    Beijos
    Dri
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é perfeito! Amei de paixão e chorei igual criança lendo; é uma história muito forte. Na verdade, todos os livros de Khaled Hosseini são. Principalmente "A Cidade do Sol". Parece impossível, mas consegue ser mais impactante ainda.

    Beijos!
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir