sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Apaixonada Por Palavras

Eu adoro esse universo de palavras, frases, ponto finais, vírgulas, histórias, páginas e capítulos que vem dentro de um livro. O cheiro de um livro novo me enlouquece e eu amo entrar dentro de uma livraria ou biblioteca, e passar a mão por todas aquelas lombadas enfileiradas. 
Mas eu nem sempre fui uma leitora maluca...
Tudo começou quando eu tinha 7 anos, e minha mãe me deu o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ele já estava velho e meio sujo, mas isso não me impediu de ler. Eu deitei na rede, com os pés em cima do travesseiro e a cabeça sem nenhum, e comecei a ler...
No primeiro capítulo, quando tudo estava meio parado, eu lembro de fechar o livro, entrar dentro da casa e falar para a minha mãe:
-Esse livro é chato!- com certeza foi a frase que eu mais me arrependo de falar na minha vida.
E ela respondeu:
-Continua lendo, depois fica mais legal!
Depois disso, eu nunca mais larguei o livro. 

Eu fico pensando como seria minha vida se minha mãe simplesmente tivesse falado "que pena que você não gostou." e pegado o livro de volta. 
Com certeza tudo seria muito diferente: eu não teria minha amada estante de livros, escreveria mal e porcamente, não faria coleção de marcadores, usaria o computador para mexer no Facebook ao invés do Skoob, nunca teria visto os desenhos da Viria, seria viciada em TV, não conheceria a palavra "defenestrar", não faria piadinhas de fandoms, não chamaria alguém de "mundano" ou "trouxas" ou "mortais" quando elas não entendessem algo, me ferraria nas provas de redação, não existiria somaisumaleitora ou Not A Nerd, não enlouqueceria com cheiro de livro novo, não amaria entrar em uma biblioteca ou livraria para passar a mão nas lombadas dos livros enfileirados. E, acima de tudo, não seria apaixonada por esse universo de palavras, frases, pontos finais, vírgulas, histórias, páginas e capítulos que vem dentro de um livro. 
Em resumo, eu não seria eu!
Porque ler me fez ser quem eu sou hoje! Todos os meus sonhos e fantasias vem de dentro dos meus livros. Talvez eu até tenha pegado emprestado a característica de alguns personagens... A coragem do Harry, a lealdade do Percy, a ironia da Margot, a leveza da Luna, a paixão da Piper, o sorriso do Leo, a segurança da Hermione, a vaidade de Isabelle, a determinação da Katniss... 
Eu sou um pouco de tudo que eu leio e de tudo que eu já li. 
Eu sou apaixonada por palavras!




Letícia (Not A Nerd) ainda vai passar a mão
em muitas lombadas de livros na biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário