terça-feira, 11 de março de 2014

Resenha

Depois dos Quinze

Título: Depois dos Quinze
Autor: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Sinopse: Bruna Vieira tem 18 anos, é colunista da Revista Capricho e dona de um blog chamado Depois dos Quinze. Começou a escrever porque descobriu que o amor da sua vida era na verdade o amor de uma das centenas de fases que ela já viveu. Desde então, com a ordem das palavras escritas e compartilhadas nas redes sociais, Bruna superou a timidez, viajou para a Europa, fez duas tatuagens, mudou de vez para São Paulo e tornou-se uma das adolescentes brasileiras mais influentes da internet com milhares de fãs-leitoras-amigas-seguidoras. Nesse livro você encontra uma mistura de histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.


Bruna Vieira tem o dom de descrever coisas indescritíveis.

É muito difícil eu realmente gostar de um livro de crônicas e contos -na verdade eu acho que é a primeira que eu empolgo com um livro assim. As crônicas da Bruna são absolutamente incríveis! É meio difícil eu descrever exatamente o que eu achei do livro, já que são várias histórias misturadas, e cada uma é única. 
Foi fácil se identificar com as palavras de Bruna; e mesmo as situações que eu não vivi pareceram reais pra mim. Tudo que ela conta tem uma sinceridade que me impressionou. Ela parece real, sabem? Não completamente fantasiosa como algumas das blogueiras ou autoras que encontramos. Ela não é perfeitas, ela já passou por dificuldades, mas também já teve alegrias. Ela já chorou muito, já desembolou -ou deixou embolados mesmo- muitos nós da vida. E ela tinha 18 anos quando publicou esse livro! (agora ela tem 20, se eu não me engano) E isso me faz pensar que tudo aquilo sobre "idade não é maturidade" e etc é completamente verdade.
Me dava vontade de ler esse livro cada vez mais rápido. Eu queria juntar todas aquelas palavras, e descobrir o que acontece depois do "fim". Ela é tão sensível, e parece que sabe exatamente o que estamos precisando ouvir. 

As melhores crônicas do livro foram, na minha opinião, "Nó", "Meu Eu Em Você', "Abra a Janela", "Epifania", "Cinderela e o Sapato Sem Número". Todas elas destruíram completamente meus sentimentos! São lindas, aquelas crônicas (ou conto, no caso último) que te prendem, sabe? Bem, eu não sabia até ler Depois dos Quinze.
Eu me senti tão inspirada pela Bruna! Ela era uma garota normal, que morava em uma cidade pequena, tinha 15 anos e criou o blog Depois dos Quinze para tentar superar uma desilusão amorosa. Agora, ela é ousada, poderosa, mora em São Paulo, é uma das blogueiras mais influente do mundo e está vivendo a vida dos sonhos dela. E ela simplesmente começou a escrever -talvez sem medo, ou talvez com muito medo. 

Não dá para acabar essa resenha sem falar do design do livro, né? Ele é super fofo! A capa é linda, a arte é muito perfeita! Acho que, pelo artista não ter se preocupada com a "realidade" e a "perfeição" do rosto, dos olhos, dos prédios e etc fez a capa ficar mais linda ainda. As páginas amareladas são a maior fofura, e a fonte do título de cada texto é super meiga. As páginas no meio do livro com fotos da Bruna e frases dela são a maior fofura, daria pra fazer um pôster delas, hahaha! Super criativo e caprichado.

Eu só queria deixar uma coisa bem clara: esse é um livro para adolescentes. Já ouvi muitos blogueiros adultos -com mais de 40 anos- criticando o livro, falando que ele não é construtivo ou divertido. Mas, sinceramente, eu não entendo porque alguém de 40 anos iria querer ler esse livro, afinal, ele se chama Depois dos Quinze! Recomendo que leiam resenhas de pessoas mais novas, pois é para esse público que o livro é escrito. 
Mas, enfim, descobri que a Bruna Vieira não é só mais uma blogueira. Ela é uma escritora muito talentosa, inteligente, sentimental, com um ótimo gosto musical (no fim do livro tem uma listinha de músicas para você escutar enquanto lê! Eu surtei!) e muito fofa. Você está de parabéns pelo livro, Bruna!



Um comentário:

  1. Adorei a resenha! Estou doida para ler esse livro. Só me falta dinheiro e tempo. Beijos.

    ☁ http://colecaodenuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir